quarta-feira, 22 de junho de 2011

A trindade

A trindade
"Quem me dera ao menos uma vez entender como um só Deus ao mesmo tempo é três" (Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá em Índios, disco Dois, 1986)
A dificuldade revelada pela turma da Legião Urbana em sua música não é apenas restrita aos não cristãos. Muitos cristãos têm a mesma dificuldade: "entender como um só Deus ao mesmo tempo é três".
A doutrina da Trindade é, de fato, um pouco complexa de ser entendida e nós a aceitamos pela fé e pelos fatos. A definição mais conhecida de Trindade é a que Pai, Filho e Espírito Santo são três essências de uma mesma pessoa. A fundamentação cristã da Trindade encontra-se, principalmente em duas passagens: Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. (São Mateus 28.19) e Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Coríntios 13.13).
Interessante notar que estas duas passagens são bem conhecidas dos cristãos. A primeira é o versículo base de todo trabalho missionário. O segundo é proferido dominicalmente em Igrejas Cristãs ao redor da terra ao final de suas atividades, conhecida como bênção apostólica. O primeiro texto nos mostra a porta de entrada na Igreja, o batismo. Cada cristão foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O segundo nos mostra um pouco do que cada um da Trindade realiza. O Filho nos concede graça, o Pai nos ama e o Espírito Santo está conosco a todo instante. Pai, Filho e Espírito estão em comunhão plena, sendo uma só pessoa e agem nas nossas vidas!
Talvez o(a) estimado(a) leitor nunca tenha parado para pensar na Trindade e sua atuação na história, desde a criação até os nossos dias. Deixo a você um desafio. Que tal, na próxima vez que abrir sua Bíblia para ler, procurar ver onde Pai, Filho e Espírito Santo estão presentes no texto que você está lendo?
Que Deus nos abençoe.
Rev. Giovanni Alecrim.


Igreja Presbiteriana Independente de Grajaú
Rua Ricardo Macedo, 75 - Grajaú - São Paulo - SP
http://ipigrajau.weebly.com

Para se inscrever: envie um e-mail para ipigrajau@gmail.com com o assunto Boletim
Para cancelar a inscrição: envie um e-mail para ipigrajau@gmail.com com o assunto Cancelar

Nenhum comentário:

Postar um comentário